EM EXPANSÃO TV ACRÍTICA CHEGA EM SÃO PAULO

A EMISSORA. MANAUARA   ESTÁ AUMENTANDO  O SINAL  CHEGANDO EM OUTROS LUGARES DO BRASIL  ALÉM  DOS CANAIS JÁ  ESTÃO NO AR 

BELÉM  CH 40.1
PORTO VELHO  CH 5.1
RIO BRANCO  CH 9.1
CUIABÁ  CH 47.1
SINOP- MT  CH 10.1
RECIFE - PE CH 48.1
BELO HORIZONTE  CH 31.1
BRASÍLIA - DF  CH 16.1


NESTA QUARTA-FEIRA (28) A EMISSORA DE MANAUS-AM CHEGOU EM SÃO PAULO  PELO CANAL 47.1 

MUITO EM BREVE TEREMOS O CANAL TAMBÉM AQUI NO RIO DE JANEIRO  VEREMOS COMO ESTÁ INDO A EXPANSÃO NÃO VAI DEMORAR MUITO 

História da Tv acrítica :


Em 1968, o Governo Federal lançou concorrência para segundo canal de televisão em Manaus.

 Na época, a TV Ajuricaba estava no ar desde 1967, através do canal 38 UHF. 

Porém, algumas residências já tinham aparelhos de televisão (cerca de 2 mil televisores para uma população de 300 mil habitantes em Manaus), que na época recebiam sinais vindos do canal 2 da RCTV (sinal de emissora vinda de Caracas, capital da Venezuela) de maneira muito precária, pois tinha chiado e péssima imagem.

O grupo Diários Associados ganhou a concorrência e obteve a concessão em 1968. Para colocar a emissora no ar, foi formado empresa com 30 sócios (entre eles, o empresário Umberto Calderaro Filho, dono do jornal A Crítica), com cada um das cotas, todos ligados aos Diários Associados, entre estes o jornalista Alfredo Sade (falecido em 1971).

Após os testes de sinais, sons e equipamentos, a TV Baré entra no ar em 2 de junho de 1972 transmitindo a cerimônia de abertura direto do Palácio Rio Negro, com um discurso do então governador do Amazonas João Andrade onde ao final ele diz: "Autorizo a partir deste momento, o inicio do funcionamento e das atividades da Rádio e Televisão Baré, canal 4 de Manaus", seguido das imagens do índio curumim com a frase "No Ar, a Pioneira em Imagem-Som, Alcance e Côr!" - sendo esse slogan utilizado como um anuncio das futuras transmissões em cores. Assim, a recém-fundada emissora passa a ser afiliada da Rede Tupi, até então era da TV Ajuricaba, de 1967 a 1972, quando ocorre a inauguração da nova emissora e ser apenas exibidora da REI.



posteriormente ganharam repercussão nacional e internacional, através dos telejornais das maiores redes de televisão do país, chegando tal atitude a ser condenada pelo UNICEF (órgão da ONU com o qual o Governo do Estado do Amazonas possui convênios). 

Os sete policiais militares envolvidos no vídeo foram presos e o comandante da Polícia Militar do Amazonas, Coronel Dan Câmara, foi exonerado do cargo pelo governador Omar Aziz em 29 de março.

Em 2 de junho de 2012, a emissora completou 40 anos de existência, com uma programação especial e o início das transmissões em 3D, sendo a primeira da Região Norte a implementar tal tecnologia.

Em 4 de dezembro a emissora estreia o primeiro reality-show da TV amazonense, Peladão A Bordo - O Reality, em que as candidatas a Rainha do Peladão são colocadas em um barco de luxo, no qual elas participam de provas de eliminação a cada semana.

Em 30 de janeiro de 2013 a emissora renova parceria entre os clubes de futebol amazonense e a Federação Amazonense de Futebol para a transmissão de mais um Campeonato Amazonense, na qual já havia transmissão pela emissora desde 2009.

 havendo novidade na mudança dos dias de transmissão dos jogos, que passará a ser nas quintas-feiras à noite e aos sábados à tarde.

Em 15 de fevereiro o Boi Bumbá Garantido assinou contrato de exclusividade com a Rede Calderaro de Comunicação (TV A Crítica, emissoras de rádio, portal e demais veículos de comunicação do grupo) para a transmissão de suas apresentações oficiais no Festival Folclórico de Parintins por um período de 5 anos. 


O contrato prevê cobertura jornalística na programação local da TV A Crítica, no site do Jornal A Crítica, transmissão na íntegra das apresentações do Garantido no Festival Folclórico de Parintins através da emissora e da Record Internacional, inserção dos itens do Garantido nos programas da Rede Record, gravação e divulgação do CD e DVD do Garantido, aporte financeiro, entre outros itens. 

O Boi Bumbá Caprichoso, por sua vez, também recebeu as propostas da Rede Calderaro de Comunicação, porém posteriormente decidiu por assinar contrato de exclusividade com a TV Amazonas. Entre os anos de 2008 e 2012 o Festival Folclórico de Parintins era transmitido para todo o Brasil através da Rede Bandeirantes.

No dia 15 de maio a emissora transmitiu, em conjunto com a Record Internacional, a partida entre Vasco e Fast Clube pela Copa Brasil de Beach Soccer, direto do Centro Cultural Povos da Amazônia.

Em 25 de junho a emissora lançou seu sinal digital em HDTV para a cidade de Parintins.

Em 22 de março de 2014, num sábado, às 20h42, quando transmitia a sessão de filmes Cine Maior, a emissora, por motivos desconhecidos, teve o seu sinal suspenso, ficando fora do ar por mais de 35 horas na Grande Manaus. 

A TV A Crítica voltou ao ar na manhã de segunda-feira, dia 24 de março, às 08h11, durante o Fala Brasil. 

Há relatos de que a emissora não teve queda de sinal, apenas os telespectadores que moram nas adjacências da mesma assistiram a programação de fim de semana da Rede Record. 

Porém, nas demais zonas da cidade, os telespectadores não conseguiram sintonizar a emissora.

Depois de ser eleito governador do estado do Amazonas, tendo a maior votação do estado, Wilson Lima se despede do comando do Alô Amazonas depois de 9 anos de casa e passa a apresentação para o jornalista Clayton Pascarelli, que passa a ser titular do programa em novembro de 2018 até maio de 2019, quando deixa a emissora para assinar com a RecordTV Manaus. 

Ainda em maio, Mário César Filho é efetivado como novo apresentador do Alô Amazonas.



Em 31 de março de 2022, em alusão aos 50 anos da TV A Crítica, completados em 2 de junho do mesmo ano, a emissora estreia uma logo comemorativa, com tons dourados, simbolizando o Jubileu de Ouro.

 A escolha da data de lançamento se deve ao aniversário de nascimento do fundador do Jornal A Crítica e da Rede Calderaro de Comunicação, Umberto Calderaro Filho, completado na mesma semana. 

Em 1º de setembro, a TV A Crítica exibiu um vídeo institucional em que homenageou a Rede Amazônica pelos seus 50 anos de existência.

 O vídeo destacou a trajetória histórica e a importância da Rede para a região da Amazônia.

Em 9 de maio de 2023, a emissora estreou o programa Novo Alerta, uma reformulação do antigo programa Alerta. 

A atração é apresentada por Sikêra Júnior e conta com um espaço modernizado e novos quadros.


BRUNO BAZONI

32 ANOS , NOVA IGUÇU , COBRINDO REALITYS DESDE 2023 , NOTÍCIAS DA TELEVISÃO

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem